segunda-feira, 17 de março de 2014

Índice de Fundamentalismo Darwinista

Índice de Fundamentalismo Darwinista

segunda-feira, março 17, 2014

Introdução

Quão leal realmente você é um discípulo de Charles Darwin? Faça este teste e descubra. As notas mais altas indicam crescente lealdade a Darwin e as suas ideias. Na posição extrema, lealdade a Darwin se torna não reflexive, dogmática, e imune a evidência oponente. Em outras palavras, isso se torna uma forma de fundamentalismo darwinista. Daí o nome deste teste, o  Índice de Fundamentalismo Darwinista (Darwinian Fundamentalism Index). IFD.

Significância

Psicólogos clínicos e psiquiatras estão chegando a considerar o fundamentalismo, seja religioso ou secular, tão prejudicial à sociedade e como uma forma de perturbação mental. Na verdade, “a desordem da personalidade fundamentalista” está crescendo na discussão para inclusão da próxima edição Diagnostic and Statistical Manual of Mental Disorders (DSM VI) [Manual de Diagnóstico e Estatística de Doenças Mentais]. Ao mesmo tempo, o Fundamentalismo Darwinista é imensamente influente na cultura dos Estados Unidos e continua sem ser desafiado nas salas de aulas americanas de Biologia, onde se tornou ortodoxia nos livros didáticos.

O Teste

O IDF foi encomendado pela TheBestSchools.org e desenvolvido por uma equipe transdisciplinar com especialização em testes psicológicos, psicologia social, filosofia e biologia. Porque a forma dominante de fundamentalismo em biologia é darwinista, o IDF focaliza o fundamentalismo darwinista.

Fazendo o Teste

O IDF consiste em 40 pares de afirmações. Para cada par, selecione a afirmação com a qual você concorda mais aproximadamente. Este é um teste de escolha forçada. Para alguns pares de afirmações, você poderá se sentir desconfortável com qualquer uma das escolhas, mas faça o melhor que puder. O teste é pequeno e levará alguns minutos para completar.

Participação

O uso desta lista é estritamente para fins educacionais. Não deve ser considerada como oferecendo aconselhamento psicológico. Não deve ser considerado como uma prova de ortodoxia biológica. Faça este teste somente se você estiver interessado em saber sobre o fundamentalismo darwinista e como ele pode ser avaliado. Suas respostas ficarão anônimas, mas elas serão registradas e usadas na pesquisa.




Fonte:

Nenhum comentário:

Postar um comentário